Notícias

This text can be translated to your language. Use the translator above.
Este texto puede ser traducido a su idioma. Utilice el traductor arriba.
Sustenta 2012 finaliza com apresentação das ações de sustentabilidade para o Mundial de 2014

O último dia do Sustenta 2012 - Seminário de Sustentabilidade do Brasil teve a Copa do Mundo da FIFA™ como pauta. Os participantes foram agraciados com o painel: Estratégias de Sustentabilidade para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™, que contou com a participação do Secretário Estadual da Copa, Ney Campello, do Coordenador da Câmara Nacional de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Copa 2014, Cláudio Langone, e do Engenheiro da Fonte Nova Negócios e Participações (FNP), Paulo Rossi.

Ao iniciar sua apresentação, o Secretário Ney Campello, destacou a importância do evento e a necessidade de relacionar a temática sustentabilidade com a Copa do Mundo. As ações sustentáveis que estão sendo desenvolvidas no estado da Bahia, para o megaevento esportivo e que ficarão como legado para à população, foram ressaltadas pelo Secretário.

“Temos que alavancar negócios verdes durante a Copa, incentivar a eficiência energética, construir o estádio com a concepção de sustentabilidade e criar meios de mobilidade e circulação sustentáveis”, enfatiza Campello.

Campello destacou também as ações que estão sendo realizada pela Câmara Temática Local de Sustentabilidade; a campanha que está sendo efetivada para que na Bahia, a Copa tenha também o caráter orgânico e sustentável; e o projeto cidade bicicleta.

O Coordenador da Câmara Nacional, Cláudio Langone, iniciou sua discussão lembrando que o tema sustentabilidade nas Copas começou em 2006, na Alemanha, e que a FIFA espera que a temática ocorra positivamente no país. “O Brasil terá a primeira Copa com todas as Arenas certificadas. Um desafio que temos nas Arenas é que esses equipamentos terão o uso de massa, logo, será necessário uma política de sustentabilidade e um trabalho de conscientização do usuário. Um trabalho educativo importante que ficará como legado”, comenta Langone.

Projetos sustentáveis do Governo Federal foram apresentados por Langone, como o incentivo para o desenvolvimento dos negócios verdes, ações que envolvam a reciclagem, entre outros.

O painel foi finalizado com as explanações do engenheiro da FNP, Paulo Rossi, que apresentou as ações de sustentabilidade que serão implantadas na Arena Fonte Nova. Alguns aspectos foram destacados como o racionamento no uso de água, a redução do consumo de energia em 30%, a redução da emissão de carbono em 35%, vagas verdes, entre outros. Com relação à situação atual da obra, Rossi destacou que a estrutura de concreto já foi totalmente concluída e que agora a obra está na fase de instalações e acabamentos.

Ascom Secopa

 

Compartilhar

  • SECOPA - Secretaria Estadual para Assuntos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014
    Alameda dos Umbuzeiros, nº 78, Caminho das Árvores. Cep: 41820-680
    Ou Alameda dos Sombreiros, nº 749, Caminho das árvores. Cep: 41.820-420
    Salvador -BA.
    Telefone Geral (71) 3103-1500

    Todo o conteúdo deste portal pode ser utilizado livremente, desde que a fonte seja citada.