This text can be translated to your language. Use the translator above.
Este texto puede ser traducido a su idioma. Utilice el traductor arriba.
Segurança na Copa reúne três esferas de poder

Em busca da realização de uma Copa com segurança, aconteceu na manhã de hoje (10/8), no auditório do Desenbahia, a instalação da Comissão Estadual de Segurança Pública e Defesa Civil para Grandes Eventos.

Autoridades políticas e do setor de segurança compareceram ao evento e dividiram a mesa com o Presidente do Comitê e também representante da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (Sesge), Orlando Azevedo, o Secretário Estadual da Secretaria Estadual para Assuntos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 (Secopa), Ney Campello e o Subsecretário de Segurança Pública do Estado da Bahia, Ary Oliveira.

Para Campello, a instalação do Comitê já é um resultado de união do Estado brasileiro, em busca da ampliação de uma Matriz de Responsabilidades. Já para o Presidente Orlando Azevedo, a união das três esferas de forças (municipal, estadual e federal) é o caminho certo para realizar um evento com excelência e colher resultados positivos para os baianos. "Deixaremos profissionais capacitados e equipamentos tecnológicos avançados para nossa população", garantiu.

O Subsecretário da Secretaria de Segurança Pública do Estado, Ary Oliveira, ressaltou que a instalação da Comissão é a prova do fortalecimento do setor: "esse é um esforço feito pelo setor de segurança para garantir a tranquilidade dos baianos e dos visitantes".

E como todo grande evento necessita de planejamento e execução de tarefas a longo prazo, as Polícias Militar e Civil já começaram o exercício preparatório para a capital baiana, região metropolitana e interior do Estado, como ressaltou o delegado geral da Polícia Civil, Hélio Jorge Paixão.

O Coronel da Polícia Militar Alfredo Castro lembrou aos presentes os projetos qualificatórios que já estão em execução. São eles: o Batalhão Especial para Eventos (BEPE) - que tem uma equipe específica para jogos especiais como campeonatos brasileiro e baiano; e o Batalhão de Turismo - que já formou duas turmas e conta com cerca de 120 policiais preparados para atuar nos principais pontos turísticos da cidade.

Coronel Castro fez questão de relatar: "a polícia militar já está em ritmo de jogo. Estamos em sintonia para levar a Segurança Pública como fator preponderante e ganhar antes do segundo tempo". Outro ponto lembrado pelo Coronel foi a situação do Corpo de Bombeiros: "14 carros já foram comprados para ajudar no trabalho, além de material e novas medidas também. Não deixaremos nada para prorrogação".

As ações da Comissão de Segurança já começam a ser executadas neste segundo semestre, com a união das três esferas de força.

Ascom Secopa

• SECOPA - Secretaria Estadual para Assuntos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014