Notícias

This text can be translated to your language. Use the translator above.
Este texto puede ser traducido a su idioma. Utilice el traductor arriba.
Empreendedores capacitados para Copa de 2014 recebem certificado de qualificação

Na próxima quarta-feira (15/8), cerca de 300 empreendedores, entre ambulantes, baianas de acarajé, taxistas e empresários dos segmentos de meios de hospedagem, bares e restaurantes, serão certificados pelo Programa Secopa-Sebrae 2014. O Secretário Estadual da Copa, Ney Campello, e o Diretor-Técnico do Sebrae Bahia, Lauro Ramos participarão do ato. O evento será realizado a partir das 14h, no Othon Palace Hotel, em Salvador.

O Coordenador de Projetos da Secretaria Estadual para Assuntos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 (Secopa) e também gestor do Programa, Marcos Andrade, ressalta a importância de ações de capacitação como essa: "a qualificação para os segmentos envolvidos resulta na geração de oportunidades, no resgate da cidadania dos setores e na promoção de legados sociais para o Estado da Bahia".

Para Maria Helena Garcia, gestora da Agência de Apoio ao Empreendedor e Pequeno Empresário (Sebrae), o evento evidencia o bom andamento das ações previstas, que têm como objetivo principal qualificar profissionais para a Copa das Confederações 2013 e a Copa 2014.

O programa desenvolvido pela Secopa e pelo Sebrae oferece uma série de capacitações direcionadas para públicos específicos. Os vendedores ambulantes e baianas têm a oportunidade de gerenciar melhor os seus negócios, sendo estimulados a se legalizarem como "Empreendedores Individuais".

As capacitações são realizadas através da oficina "Sebrae Empreendedor Individual" (SEI), com os módulos Sei Vender e Sei Comprar, além de cursos sobre legislação, manipulação de alimentos, qualidade no atendimento, informações turísticas, idiomas (inglês ou espanhol) e ainda oficinas de crédito. A iniciativa conta com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e as Associações Legais de Vendedores Ambulantes e Baianas de Acarajé.

Já para os taxistas, o programa oferece uma qualificação de 74 horas, sendo que 14h são presenciais e 60h à distância. O profissional tem aulas de idiomas, podendo optar também pelo inglês ou espanhol, além de aprender técnicas para um bom atendimento e noções de gestão para o seu negócio.

O material foi desenvolvido para o taxista ler e ouvir sozinho. Os participantes recebem um livro didático no formato de jornal e um CD, cujo áudio, no modelo de um programa de rádio, trata de assuntos relacionados com os temas do jornal. Quanto aos idiomas (inglês e espanhol), o produto contém um livro e também um CD de conversação. O Senac também é parceiro dessa iniciativa.

As empresas que atuam nos segmentos de meios de hospedagem, bares e restaurantes estão sendo atendidas por meio do "Programa Moderniza". O objetivo dessa iniciativa é fortalecer a competitividade de 180 empreendimentos desses segmentos, por meio de capacitação empresarial nas áreas de gestão, serviços e infraestrutura, distribuídos em um conteúdo programático que tem a duração de seis meses.

O programa atua através de ações de modernização e requalificação dos empreendimentos, para que essas empresas possam atingir padrões internacionais de qualidade nos serviços. O "Moderniza" conta ainda com o apoio da Associação Brasileira das Indústrias de Hotéis (ABIH), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Senac e Sindicato de Hotéis, Restaurantes e Bares de Salvador e Litoral Norte.

Ascom Secopa

 

Compartilhar

  • SECOPA - Secretaria Estadual para Assuntos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014
    Alameda dos Umbuzeiros, nº 78, Caminho das Árvores. Cep: 41820-680
    Ou Alameda dos Sombreiros, nº 749, Caminho das árvores. Cep: 41.820-420
    Salvador -BA.
    Telefone Geral (71) 3103-1500

    Todo o conteúdo deste portal pode ser utilizado livremente, desde que a fonte seja citada.